Links de Acesso

Cabo Verde vai enfrentar grandes desafios, políticos, económicos e até desportivos


 Centro Financeiro de Chã de Areia - Praia Cabo Verde
Centro Financeiro de Chã de Areia - Praia Cabo Verde

A entrar em 2015, já se pensa nas eleições gerais que se realizarão em 2016.

O ano de 2015 a iniciar ficará marcado no arquipélago cabo-verdiano pela realização do Congresso do PAICV partido no poder, reunião magna que irá confirmar a presidente eleita Janira Almada que ganhou as directas do ano passado com 51.25% dos votos e eleger os membros dos diferentes órgãos internos da formação política que sustenta o Governo. O Congresso deve acontecer na segunda semana de Janeiro.

Tudo aponta para que José Maria Neves deverá proceda a remodelação governamental, já que com a eleição da nova presidente do PAICV, alguns membros do Governo colocaram o lugar à disposição, com realce para a ministra-adjunta e da Saúde Cristina Fontes derrotada nas eleições internas do partido.

Cabo Verde vai enfrentar grandes desafios, políticos, económicos e até desportivos
please wait

No media source currently available

0:00 0:08:37 0:00
Faça o Download

Também para Janeiro o Governo anuncia a realização de uma mesa redonda com os parceiros de desenvolvimento, tendo em vista á procura de financiamento para a reconstrução das zonas afectadas pela erupção vulcânica na ilha do Fogo, entre outros projectos.

Ainda em Janeiro, a Selecção Nacional de Futebol inicia a participação na fase final da Copa de África das Nações CAN-2015. Os Tubarões Azuis vão defrontar os adversários da Tunísia, Zâmbia e RD Congo na primeira fase da competição que arranca no dia 17 na Guine Equatorial.

Espera-se um 2015 com intensa movimentação e atividades politico- partidárias, já que será o ano da pré campanha eleitoral, tendo em conta a realização das eleições gerais de 2016.

O ano 2015 vai ser também de grandes desafios, nomeadamente no que se refere a melhoria da situação laboral, do emprego e da segurança no arquipélago. A taxa de desemprego é elevada no país sobretudo no seio dos jovens, com o registo de mais de 6 mil licenciados desempregados.

Também em 2015, o dossier Santa Maria- Município voltará a estar na ordem do dia. Este assunto tem dividido posições entre as duas principais formações políticas e também na própria sociedade salense.

Neste ano 2015 ano acontecerá o último debate sobre o Estado da Nação com José Maria Neves enquanto Primeiro-ministro, já que o mesmo terminará o seu mandato como chefe do Governo no primeiro trimestre de 2016, ano da realização de eleições gerais.

XS
SM
MD
LG