Links de Acesso

Cabo Verde é o terceiro país economicamente mais livre da África


 Centro Financeiro de Chã de Areia - Praia Cabo Verde

Centro Financeiro de Chã de Areia - Praia Cabo Verde

Cabo Verde melhorou a sua posição no Índice da Liberdade Económica 2015 da Heritage Foundation, sendo agora o terceiro país economicamente mais livre em África. O arquipélago registou a sua maior pontuação de liberdade económica de sempre (84,6), progredindo para as fileiras do "moderadamente livre”, lê-se na página institucional da fundação.

A fundação que mede a liberdade económica no mundo destaca os avanços de Cabo Verde na estabilidade monetária, direitos de propriedade, liberdade, corrupção e Estado de Direito. Entre os países da CPLP, Cabo Verde, que ficou na 60a. posição a nível mundial, lidera a lista à frente de Portugal, que ocupa a 64ª posição, Brasil (118º), Moçambique(125º), Guiné Bissau(145º), São Tomé e Príncipe(136º) e Angola(158º). Timor-Leste no 167º lugar e Guiné Equatorial no 173º são os países com menos liberdade económica, segundo o relatório.

O ranking do Heritage Foundation, que abarcou 178 países, é liderado por Hong Kong, seguido por Singapura, Nova Zelândia, Austrália e Suiça. Este índice analisa o compromisso destes países com as 10 liberdades económicas, incluindo a liberdade de comércio, liberdade financeira, a gestão dos gastos do governo e liberdade de corrupção.

XS
SM
MD
LG