Links de Acesso

Cabo Verde - casos de virus Zica continuam a aumentar

  • Eugénio Teixeira

Pelo menos 4 mil casos de Zica, doença importada e provocada por mosquitos, e que afecta varias ilhas.

Cabo Verde já registou cerca de 4 mil casos de “Zica”, uma doença provocada por picadas de mosquitos, surto que está a afetar as ilhas de Santiago, Fogo e Maio.

São dados oficiais de pessoas que procuraram os estabelecimentos de saúde, já que segundo o Dr. Domingos Teixeira, delegado de saude da Praia, muita gente que contraiu o Zica resolveu ficar em casa e automedicar-se.

A doença viral provocada pela picada do mosquito infectado (Aedes Aegypti) surge em Cabo Verde de forma importada, mas os responsáveis sanitários ainda não sabem de que país terá vindo concretamente.

Face ao problema, as autoridades sanitárias estão a reforçar os cuidados de prevenção e combate da doença, esperando que haja forte envolvimento das populações na eliminação de focos dos mosquitos.

O delegado de saúde da Praia afirma que as autoridades sanitárias estão seguindo atentamente a evolução desta doença nos países que tem ligação com Cabo Verde, como o Brasil, onde já se estabeleceu ligação do Zica a bebes que nasceram com problemas de microcefalia.

Por isso se deve redobrar os cuidados, neste caso aconselha-se a pessoa com o quadro de sintomas do Zica (comichões no corpo, dores articulares e febre) a procurar o estabelecimento de saúde mais próximo.

Por outro lado, o Dr. Domingos Teixeira ressalva a importância de se combater os mosquitos, dai exortar cada cidadão a garantir a limpeza da sua casa, sobretudo ter cuidado com água, meio privilegiado para a propagação dos mosquitos.

O apelo do Delegado de Saúde da Praia é reforçado pela jornalista Carmelita do Rosário, que a bem poucos dias, participou numa campanha de limpeza em Achada de Santo António… o bairro mais populoso da capital cabo-verdiana.

Na opinião da jornalista, os cidadãos precisam despertar mais para a importância de se realizar campanhas de limpeza permanente, pois só dão conta disso quando surgem surtos de doença no país.

Cabo Verde é confrontado com a epimedieia do Zica, provocado por picada de mosquito infectado, por isso todos são chamados na luta para combater os referidos insectos.

XS
SM
MD
LG