Links de Acesso

Cabo Verde prepara plano de combate ao vírus do zika em tempo de chuvas

  • Eugénio Teixeira

Aposta é no saneamento.

Aposta é no saneamento.

O arquipélago é o país africano mais afectado pela doença.

Com a aproximação da época chuvosa, as autoridades cabo-verdianas prepararam um plano de acção para prevenir doenças causadas por mosquitos vectores, nomeadamente da zica, dengue, febre amarela e paludismo.

O Ministério da Saúde exortou as câmaras municipais a reforçarem medidas de saneamento, que vão desde a recolha atempada de lixo, demolição de pardieiros, destruição de pneus e outros utensílios que acumulam água que origina o aparecimento de mosquitos.

A sociedade civil é uma vez mais chamada a desempenhar um papel de grande importância, colaborando na limpeza das redondezas das respectivas residências, evitar recipientes desprotegidos com água dentro de casa, sem esquecer a protecção de janelas e portas com rede.

A Delegacia de Saudade da Praia, maior centro urbano do país, está no terreno a desenvolver campanhas de informação e sensibilização das populações, tendo em vista á prevenção de doenças provocadas por picadas de mosquitos.

Acerca do ponto de situação do zica no arquipélago, o delegado de saúde da Praia disse, que nas últimas semanas, não tem havido casos confirmados.

O médico Domingos exorta as pessoas a não baixarem os braços, uma vez que o mosquito vector ainda mora no arquipélago, portanto a situação não está totalmente controlada.

Também a Câmara da Praia vem realizando trabalho de sensibilização junto das populações.

Em declarações à VOA, a directora do Saneamento e Ambiente da edilidade praeinse disse que foram reforçados mecanismos de recolha de lixo, bem como outras acções para eliminar focos de mosquitos.

No entanto, Dulcelina Costa afirma que a colaboração dos munícipes revela-se fundamental para o sucesso da campanha.

Para além de acções de limpeza, a Câmara da Praia elaborou um plano de intervenção para alguns pontos críticos do município, já que existem muitas habitações construídas em locais inadequados e que sofrem consequências com a queda das chuvas.

XS
SM
MD
LG