Links de Acesso

Cabo Verde participa em reunião sobre crime internacional promovida pelo Departamento de Estado

  • Redacção VOA

Para além de Cabo Verde participaram na reunião representantes do Benin, Costa do Marfim, Gana, Libéria, Nigéria e Togo.

O Departamento de Estado americano promoveu conversações em Washington com representantes de sete países africanos, entre os quais Cabo Verde, para debater a luta contra organizações criminosas internacionais.

Para além de Cabo Verde participaram na reunião representantes do Benin, Costa do Marfim, Gana, Libéria, Nigéria e Togo.

O Departamento de Estado salientou que as actividades transnacionais ilícitas, especialmente o tráfico de drogas, ameaçam a estabilidade da África Ocidental e a segurança nacional dos Estados Unidos.

Acrescentou que o produto dessas actividades providenciou apoio a grupos extremistas violentos.

Durante o encontro de ontem da Iniciativa de Cooperação e Segurança na África Ocidental, os Estados Unidos comprometeram-se em continuar a garantir assistência técnica aos países da região para criarem instituições governamentais eficazes para fazer frente ao crime internacional organizado.

O Departamento de Estado americano prometeu também trabalhar no sentido de reduzir a procura de drogas na região.

Os Estados Unidos salientam que o combate a essas actividades passa pela coordenação entre governos no âmbito dos acordos das Nações Unidas sobre controlo de drogas e de outras actividades ilícitas.

XS
SM
MD
LG