Links de Acesso

Cabo Verde no "top 10" dos países africanos com mais população urbana em 2015


Praia, Cabo Verde
Praia, Cabo Verde

Os desafios da população urbana já são visíveis na cidade da Praia.

Em 2015 Cabo Verde estará no sexto lugar da lista dos países africanos com maior percentagem de população urbana. Em 2050 o arquipélago será igualmente um dos países mais densamente povoados da África, revela dados do relatório da UNESCO sobre África “Geração 2030” apresentado esta semana em Joanesburgo, na África do Sul.

Ao identificar Cabo Verde em 2050 como um dos países africanos mais densamente povoados, com o “agravante” de ser já a partir do próximo ano o sexto no ranking africano a nível de percentagem de população urbana, o estudo coloca ou sob alerta os decisores do arquipélago sobre políticas e medidas a serem tomadas nas próximas décadas.

Segundo especialistas, esta situação exige desde estratégias de planeamento até ao uso responsável do solo (muito escasso em Cabo Verde), saúde, educação, incentivo a actividades rurais como forma de fixação da população residente, inclusive atrair novos habitantes.

No entanto, o repto agrava-se com o facto de serem programas que devem ser pensados a longo termo e obrigam a muito dinheiro e vontade política.

Os desafios da população urbana já são visíveis na cidade da Praia - a capital do país alberga um terço da população cabo-verdiana, cerca de 150 mil habitantes, num total de meio milhão em todo o arquipélago.

A cidade enfrenta problemas de todo o tipo, desde falta de habitação, dificuldades de acesso à água e energia eléctrica, falta de infra-estruturas sociais, à escassez de recursos para enfrentar esses desafios.

XS
SM
MD
LG