Links de Acesso

Cabo Verde lidera acesso à internet na África lusófona


A nível da banda larga móvel, Brasil lidera na CPLP seguido de Cabo Verde e Portugal.

Cabo Verde é o país lusófono com maior acesso à internet e o segundo a nível da ligação a banda móvel entre todos os Estados de língua portuguesa.

O relatório Estado da Banda Larga, divulgado esta segunda-feira, 21, em Genebra pela agências da ONU, indica que 40,3 por cento dos cabo-verdianos estão ligados à internet (102º lugar a nível mundial), seguido de São Tomé e Príncipe, com 24,4 por cento, Angola (24,3), Moçambique (5,9) e Guiné-Bissau (3,3).

Entre todos os países da CPLP, Portugal lidera com 64,4 por cento de acesso à rede, seguido do Brasil, com 57,6 por cento, enquanto em Timor Leste apenas 1,1 por cento da população está ligada à internet.

Quanto à banda larga móvel, a pesquisa destaca que em cada 100 pessoas, o Brasil tem 78,1 por cento de ligações, seguido de Cabo Verde com 51,3 por cento e Portugal com 45,3 por cento.

Angola tem 16,4 por cento das pessoas com banda larga móvel, São Tomé e Príncipe (9,8) e Moçambique (3).

Em relação às residências com internet nos países em desenvolvimento, o Brasil tem vantagem entre os lusófonos com 48 por cento, ocupando a posição 32, seguido de Cabo Verde (24,8), Angola (8,6), Moçambique (6,2) e Guiné-Bissau com 1,9%.

O documento destaca ainda que menos de dois por cento da população da África Subsaariana tem acesso à rede.

A coordenadora da Comissão da Banda Larga para o Desenvolvimento Digital na UIT disse haver sinais preocupantes apesar dos avanços.

O relatório revela que 57 por cento das pessoas do mundo, ou seja 4 mil milhões, continuam desconectadas e não são capazes de aproveitar os benefícios económicos e sociais que a internet pode oferecer.

Fonte: ONU

XS
SM
MD
LG