Links de Acesso

Cabo Verde: Novo governo toma posse amanhã

  • Eugénio Teixeira

Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde

Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde

O nono Governo constitucional de Cabo Verde liderado pelo presidente do Movimento para a Democracia, Ulisses Correia e Silva, é empossado nesta sexta-feira, 22, para um mandato de cinco anos.

A posse acontece no meio de muitas expectativas e compromissos.

Após vencer as eleições legislativas do passado 20 de Março com maioria absoluta, Correia e Silva cumpriu a promessa da campanha, apresentando um elenco governamental com apenas doze elementos incluindo o chefe do executivo.

As expectativas em torno da nova equipa governativa são grandes, já que o MpD prometeu resolver um conjunto de situações, nomeadamente o crescimento da economia com uma média de sete por cento por ano, a criação de 45 mil postos de trabalho durante a legislatura e a resolução do problema da insegurança, entre outras medidas para a vida do arquipélago.

Algumas pessoas ouvidas pela VOA esperam que o novo Governo cumpra as principais promessas feitas na campanha.

No rol das prioridades, os cidadãos apontam a criação de “empregos” como uma das primeiras medidas de Ulisses Correia e Silva.

Conhecendo a realidade do arquipélago que não possui recursos naturais, algumas pessoas acham que será difícil o Governo cumprir todas as promessas numa única legislatura.

No entanto, afirmam desde que os novos governantes demonstrem vontade de trabalhar, espirito de missão e rigor na gestão de coisa pública, já será um grande passo.

XS
SM
MD
LG