Links de Acesso

Cabo Verde: Comemorações na Ilha do Fogo congregam milhares de emigrantes

  • Eugénio Teixeira

Vulcao da Ilha do Fogo, Cabo Verde

Vulcao da Ilha do Fogo, Cabo Verde

São Filipe quer tirar melhor proveito da contribuição dos seus filhos radicados no estrangeiro.

Em Cabo Verde, no dia em que se comemora na Ilha do Fogo a festa do município e de Nho São Filipe, santo padroeiro da cidade, o presidente da câmara local, Luís Pires, enalteceu a contribuição dos emigrantes no desenvolvimento do concelho e da Ilha do Fogo em geral.
Nesse particular, o autarca destaca os emigrantes radicados nos Estados Unidos, país que possui o maior número de comunidades emigradas, oriundas sobretudo do Fogo.

O autarca afirma que o município de São Filipe quer tirar melhor proveito da contribuição dos seus filhos radicados no estrangeiro, por isso perspectiva montar um plano que permita aos emigrantes fazerem investimentos mais orientados e melhor organizados.

O presidente da câmara de São Filipe mostra-se satisfeito com a elevação da cidade há bem poucos dias, à categoria de património nacional. Luís Pires garante que os responsáveis camarários irão redobrar esforços para que São Filipe possa atingir patamares mais elevados.

O Município de São Filipe, que hoje assinala o seu dia, aposta na preservação do património histórico, nomeadamente os sobrados existentes na cidade e no restante território municipal.

O edil Luís Pires perspectiva um São Filipe moderno, industrializado, turístico e cultural. De referir que para além de ser por esses dias a capital cultural e desportiva, São Filipe é praticamente a cidade política, já que as principais figuras do estado encontram-se no Fogo a participar nas festas, desde o presidente da república, Jorge Carlos Fonseca, o presidente da Assembleia nacional, Basílio Ramos, o primeiro-ministro, José Maria Neves, sem esquecer as ministras do desenvolvimento rural, Eva Orté, das comunidades, Fernanda Fernandes e da educação e desporto, Fernanda Marques.
XS
SM
MD
LG