Links de Acesso

Cabo Verde: 36 anos de Independência


Pedro Pires, Presidente de Cabo Verde
Pedro Pires, Presidente de Cabo Verde

Pedro Pires, agradeceu ao povo cabo-verdiano pelo contributo dado em prol da independência

Cabo Verde comemorou, hoje, o trigésimo sexto aniversário da independência nacional, com alguma pompa e muita circunstância. Uma data histórica festejada em todo o arquipélago, com a solidariedade de outros líderes da África de Expressão Oficial portuguesa.

O aniversário da independência do arquipélago formado por 10 ilhas situadas no Atlântico Médio teve como ponto alto, a cerimónia solene realizada no palácio da Assembleia Nacional, presenciada pelo chefe de Estado Timor-leste, Ramos Horta.

O presidente timorense, que está no arquipélago para cumprir uma visita de 5 dias, destaca a relações entre o seu país e o Cabo Verde, que segundo Ramos Horta tem tido grandes reflexos sobretudo no domínio da justiça.

O presidente de Timor-leste considera que Cabo Verde e os cabo-verdianos têm motivos para se orgulharem da independência, já que ao longo desse 36 anos, o arquipélago só conheceu o caminho do desenvolvimento.

Ao presidir o acto solene, por sinal o ultimo a dirigir na qualidade de chefe de estado já que está no final do seu segundo mandato, Pedro Pires, agradeceu ao povo cabo-verdiano pelo contributo dado em prol da independência, esperando que continue sempre combativo no trabalho de desenvolvimento do arquipélago.

Pedro Pires - que enalteceu a presença do presidente Ramos Horta no acto solene comemorativo dos 36 anos da independência de Cabo Verde - falou da necessidade de se produzir mais, assim como o país passar a viver dentro das suas possibilidades.

Pedro Pires termina o seu segundo e último mandato este ano, após a realização das eleições presidenciais marcadas para o próximo dia 7 de Agosto.

XS
SM
MD
LG