Links de Acesso

Aung San Suu Kyi visita os EUA


Líder da oposição birmanesa e Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi.
Líder da oposição birmanesa e Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi.
A líder da oposição da Birmânia, Aung San Suu Kyi, vai efectuar uma visita aos Estados Unidos, marcada por entrega de prémios a sua pessoa e encontros com senadores e com a comunidade birmanesa.

Na sua primeira visita aos Estados Unidos em duas décadas, a líder da oposição birmanesa Aung San Suu Kyi, vão receber prémios pela sua longa luta por reformas politicas na Birmânia e vai ser recebida pelo presidente Barack Obama.

Aung San Suu Kyi passou a maior parte das últimas duas décadas sob prisão domiciliária pela sua campanha de reformas políticas na Birmânia – também conhecida por Myanmar. Entre os prémios que vai receber está a Medalha de Ouro do Congresso, a mais alta condecoração civil dos Estados Unidos.

A visita de mais de duas semanas aos Estados Unidos segue-se a uma visita a Europa no princípio do ano onde recebeu formalmente o Prémio Nobel da Paz que lhe foi atribuído em 1991.

A visita de Suu Kyi acontece durante reformas políticas na Birmânia encetadas pelo presidente Thein Sein. Depois de ter sido libertada da prisão domiciliária, Suu Kyi foi eleita deputada ao parlamento.

A visita de Suu Kyi aos Estados Unidos coincide com a do presidente Thein Sein que vai participar na Assembleia Geral das Nações Unidas este mês.

Para além da Medelha de Ouro do Congresso dos Estados Unidos, Aung Sang Suu Kyi vai receber galardões de instituições privadas e vai discursar na Universidade de Louisville, no Kentucky, assim como irá visitar as Universidades de Yale e Harvard e manterá encontros com comunidades birmanesas nos Estados Unidos.
XS
SM
MD
LG