Links de Acesso

Brasileiros "reprovam" Governo de Temer e Lula lidera intenções de voto


Nove por cento dão nota positiva a Temer
Nove por cento dão nota positiva a Temer

Antigo Presidente tem um terço do eleitorado e candidato da extrema-direita ganha espaço

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste domingo, 30, pelo jornal Folha de S.Paulo revela que 61 por cento dos brasileiros classificam de mau/péssimo o Governo de Michel Temer, enquanto apenas nove por cento o considera óptimo/bom.

Pouco menos de um terço (28%) dos inquiridos acham que o Governo é regular, com três por cento a não opinarem.

O Datafolha ouviu 2.781 pessoas nos dias 26 e 27 de Abril de 2017.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em Dezembro, a pesquisa do Datalhava revela que 10 por cento dos brasileiros consideravam o Governo de Temer óptimo/bom, enquanto 51 por centos o catalogaram de mau/péssimo e 34 por cento disseram que era regular.

Lula da Silva lidera intenções de voto
Lula da Silva lidera intenções de voto

Lula à frente, candidato da extrema-direita avança

A nível de eventuais candidatos às eleições presidenciais de 2018, pesquisas do Datafolha também reveladas neste domingo, 30, pelo jornal Folha de S.Paulo colocam o antigo Presidente Lula da Silva à frente em todos os cenários, com cerca de 30 por cento.

Marina Silva, da Rede Solidariedade, aparece sempre em segundo com cerca de 15 por cento, à excepção do cenário com o actual líder do PSDB e adversário de Dilma Rousseff nas eleições de 2014, Aécio Neves.

Nesse cenário, surge no segundo lugar o candidato da extrema-direita (PSC), com 15 por cento, e Marina Silva, com 14 por cento, enquanto Aécio Neves não passa dos oito por cento.

Numa simulação com outro candidato do PSDB e antigo candidato presidencial derrotado por Lula da Silva, em 2006, Geraldo Alckmin, Marina Silva fica em segundo (15%) à frente de Jair Balsonaro (14%) e o próprio Alckmin (6 %).

Nos cenários sem Lula da Silva, caso as eleições fossem realizadas hoje, Marina Silva seria a escolhida dos brasileiros.

Refira-se que em todas as simulações, o actual Presidente Michel Temer não conseguiu mais do que dois por cento.

A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e um índice de confiança de 95 por cento.

O Datafolha ouviu 2.781 pessoas nos dias 26 e 27 de Abril.

XS
SM
MD
LG