Links de Acesso

Brasil manifesta preocupação com muro entre Estados Unidos e México


Michel Temer, presidente do Brasil
Michel Temer, presidente do Brasil

Governo de Brasília diz que questões entre povos amigos devem ser solucionadas pelo diálogo.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse ter recebido "com preocupação" a decisão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de iniciar a construção de um muro na fronteira com o México.

A posição foi revelada num comunicado divulgado nesta quinta-feira, 26,

"A grande maioria dos países da América Latina mantém estreitos laços de amizade com o povo dos Estados Unidos. Por isso, o Governo brasileiro recebeu com preocupação a ideia da construção de um muro para separar nações irmãs do nosso continente sem que haja consenso entre ambas", diz a nota do Itamaraty.

No texto, o Ministério afirma ainda que o Brasil sempre se conduziu com base na "crença" de que uwe pela construção de espaços de entendimento".

Reunião cancelada

O Presidente do México Enrique Peña Nieto cancelou nesta quinta-feira um encontro previsto com o seu homólogo americano na próxima terça-feira, 31.

Trump assinou ontem um decreto presidencial para iniciar a construção de um muro na fronteira com o México, uma das principais e mais polémicas promessas de campanha do republicano.

Após a assinatura, Peña Nieto disse que lamentava e reprovava a decisão, e reiterou que seu país não pagará pela construção do muro.

Peña Nieto também ordenou que os 50 consulados mexicanos nos Estados Unidos reforcem as suas medidas de protecção e "se convertam em autênticas defensorias dos direitos dos imigrantes".

Antes da decisão do Presidente mexicano de cancelar a viagem aos Estados Unidos , Donald Trump já havia afirmado que Peña Nieto deveria cancelar a sua visita a Washington, se o México se recusarva a pagar a construção do muro.

XS
SM
MD
LG