Links de Acesso

BPC despede estagiários por suspeita de fraude na admissão


Benguela
Benguela

Em Benguela, 65 estagiários são suspeitos de terem entrado no BPC através de um esquema de fraude.

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) suspendeu o vínculo laboral com 65 jovens estagiários colocados na província angolana de Benguela, pertencente à região Centro/Sul, devido a suspeitas de fraude no processo de admissão.

Banco angolano suspende estagiàrios por suspeita de fraude - 2:08
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:08 0:00

Só depois de denúncias que apontavam para indícios de exclusão, feitas sobretudo nas redes sociais, é que se soube que o BPC estava a promover um concurso público.

Agora, passados quatro meses, o Conselho de Administração do maior banco público, liderado por Cristina Van-Dunem, decide mandar para casa todos os estagiários, devendo chamar os legais quando estiver concluída a investigação.

A fraude terá empurrado para o BPC mais de 15 jovens, que vinham recebendo salários, à semelhança dos demais.

A VOA procurou ouvir a direcção regional, mas o banco tinha as portas fechadas no segundo dia do novo ano.

O director provincial do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jorge Dambi, disse que o seu pelouro esteve à margem do processo de admissões.

Cá fora, a seguir o rumo dos acontecimentos, o jurista Chipilika Eduardo refere que se trata de um procedimento normal e sublinha que os prevaricadores podem ser responsabilizados criminalmente

“Se há fraude, o inquérito deverá dizer quem são as pessoas, em que circunstâncias cometeram e quais as suas responsabilidades. Que seja, esperamos, uma investigação isenta e imparcial, até porque alguns entraram de forma lícita’’, salienta o jurista, advertindo que pode haver responsabilização disciplinar, civil e criminal.

Não se sabe até quando decorrerá esta investigação por suspeitas de fraude no Banco de Poupança e Crédito.

XS
SM
MD
LG