Links de Acesso

"O que é bom para África, é bom para o mundo", diz Ban Ki-moon


Ban Ki-moon

Ban Ki-moon

Secretário-geral da ONU exorta dirigentes africanos a aproveitarem o desenvolvimento económico para investir no povo.

"O que é bom para África, é bom para o mundo", afirma o secretário-geral das Nações Unidas em mesnagem divulgada nesta quarta-feira, 25, em que se assinala o Dia de África.

Ban Ki-moon pôs ênfase no tema escolhido para este ano, "Direitos Humanos com Foco nos Direitos das Mulheres" para dizer ser uma "demonstração do compromisso dos líderes africanos de colocar as mulheres no centro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável" e da Agenda 2063 da União Africana.

Na sua mensagem , Ban Ki-moon destaca que os dois planos focam as pessoas, a prosperidade, a sustentabilidade ambiental, a justiça e os direitos humanos.

"Com a Agenda 2030, o continente tem a oportunidade de investir no seu povo e nas infraestruturas, como transportes, água, saneamento e energia", diz Ban, para quem "as perspectivas económicas para África são boas, apesar das incertezas da economia mundial".

Na óptica do secretário-geral da ONU, os líderes africanos devem usar esses ganhos económicos para reduzir as desigualdades sociais e económicas e "garantir que nenhum africano seja esquecido".

Ban afirma ser crucial "tratar as causas dos conflitos, o terrorismo e o extremismo violento" e lembra a importância de promover a paz e a estabilidade.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG