Links de Acesso

Bob Dylan envia discurso para cerimónia de Nobel de que estará ausente

  • Redacção VOA

Bob Dylan, prémio Nobel de Literatura de 2016

Bob Dylan, prémio Nobel de Literatura de 2016

Cantora americana Patti Smith interpretará o tema de Dylan, "A Hard Rain's A-Gonna Fall", na cerimónia do dia 9.

O cantor americano Bob Dylan, vencedor do Nobel de Literatura deste ano, enviou um discurso de agradecimento para ser lido junto com os dos outros premiados na cerimónia de entrega dos prémios, que acontece na próxima sexta-feira, 9, em Estocolmo, informou nesta segunda, 5, a Fundação Nobel.

O músico comunicou há três semanas que não compareceria à conferência, nem à conferência de aceitação, realizada três dias antes, alegando "outros compromissos".

A fundação também anunciou que a cantora americana Patti Smith interpretará um tema de Dylan, "A Hard Rain's A-Gonna Fall", na festa de entrega dos prémios.

Dylan foi anunciado como vencedor do Nobel a 13 Outubro, "por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana".

Entretanto, ele demorou a se pronunciar sobre o prémio e a Academia chegou a divulgar que havia desistido de entrar em contacto com o artista, após várias tentativas.

"Se eu aceito o prémio? É claro", afirmou Dylan, após duas semanas de silêncio, segundo um comunicado divulgado pela instituição sueca no fim de Outubro.

"A notícia sobre o Prémio Nobel me deixou sem palavras. Eu agradeço muito por essa homenagem", concluiu.

Embora não seja necessário que o agraciado compareça pessoalmente a Estocolmo - como ocorreu por exemplo nos últimos anos com os britânicos Doris Lessing e Harold Pinter -, ele deve realizar uma conferência para poder receber o prémio e as 8 milhões de coroas suecas (cerca de 800 milhões de dólares).

O procedimento não precisa ser presencial, nem mesmo ter um discurso, mas deve acontecer num prazo de seis meses a partir de 10 de Dezembro.

XS
SM
MD
LG