Links de Acesso

Bloco Democrático critica proposta de lei do trabalho


The supermoon rises as it is pictured from the Sierra de las Nieves (Mountain range of Snows) nature park and biosphere reserve between El Burgo and Ronda, near Malaga, southern Spain, Aug. 10, 2014.
The supermoon rises as it is pictured from the Sierra de las Nieves (Mountain range of Snows) nature park and biosphere reserve between El Burgo and Ronda, near Malaga, southern Spain, Aug. 10, 2014.

Horas semanais de trabalho vão aumentar

O Bloco Democrático acha que a actual proposta de revisão da lei laboral angolana, por parte do executivo é uma aberração para os trabalhadores.

O partido político sem assento no parlamento debateu o assunto numa mesa redonda sobre a recente proposta de alteração da lei geral do trabalho que vai para aprovação na Assembleia Nacional em finais do próximo mês.

Entre as novidades, para a futura lei laboral, o executivo pretende aumentar o tempo de trabalho a semana, acrescentando mais 4 horas, ou seja o Sábado passa a ser dia normal de trabalho. Aqui é onde reside o ponto de discórdia e o Bloco Democrático promete contestar.

"Vamos nos opor, vamos escrever, vamos fazer panfletos, vamos mobilizar os trabalhadores, vamos falar com os sindicatos, com alguns empregadores modernistas e progressistas, para fazermos barreiras a esta revisão da lei geral do trabalho, " disse Nelson Pestana Bonavena, um dos prelectores da mesa redonda do Bloco Democrático.

O cientista político pensa que o governo angolano insiste em políticas que prejudicam a maioria dos trabalhadores.

"Este governo representa o capital, eles próprios são os capitalistas por isso defendem os seus próprios interesses, o governo está ao serviço do capital de uma forma selvática e primária porque mesmo os capitalistas modernos já não defendem estas relações laborais que eles querem impor pela lei Geral do trabalho," acrescentou.

Para Nelson Pestana o resultado é que o fosso entre ricos e pobres no país vai crescendo a olhos vistos.

Manuel Vitória Pereira é sindicalista e acha que esta revisão da lei geral do trabalho só vai agravar ainda mais a vida dos trabalhadores.

"O aumento do horário de trabalho é uma facada para os trabalhadores, a uma conquista conseguida, ao tentarem restabelecer o sábado como dia de trabalho, é uma medida descompensadora," disse
XS
SM
MD
LG