Links de Acesso

Bloco Democrático angolano prepara eleições de 2012

  • Venâncio Rodrigues

Justino Pinto de Andrade (centro) numa conferência de Imprensa do BD em Luanda (foto de arquivo)

Justino Pinto de Andrade (centro) numa conferência de Imprensa do BD em Luanda (foto de arquivo)

Justino Pinto de Andrade diz que este fim-de-semana é "marco" na história do BD

O Conselho Nacional do Bloco Democrático (BD) está reunido sexta-feira em Luanda para preparar a sua primeira Conferência Nacional a ter lugar sábado e domingo.

O presidente desta organização política, Justino Pinto de Andrade, disse à Voz da América que o Conselho e a Conferência Nacional vão preparar as estratégias do partido para as eleições de 2012.

“Vamos estudar matérias que têm a ver sobretudo com o grande momento particular que se aproxima que é o período eleitoral que vai ser um grande desafio que vai ser um marco na história do BD”, precisou.

Pinto de Andrade, frisou que o evento vai discutir os documentos reitores e programáticos do partido e serão eleitos novos membros para o completamento do Conselho Nacional.

O Bloco Democrático foi fundado em Julho de 2010 congregando vários dissidentes do MPLA e outros activistas políticos angolanos. As eleições de 2010 são as primeiras em que se apresenta ao eleitorado.

Numa declaração divulgada a propósito do seu aniversário, e referindo-se às eleições, o Bloco Democrático dizia que se aproximavam tempos difíceis por ser necessário garantir aue o acto eleitoral é "justo, transparente e democrático".

O BD alertou contra “trapaças eleitorais” e “aconselhamos aqueles que se viciaram na mentira e na fraude a olharem para o que se passa no resto do mundo e aqui no nosso continente. A mentira tem pernas curtas e pode desencadear processos imprevisíveis. Pode mesmo destruir o país. Vamos lutar para que o próximo pleito seja limpo e justo, mesmo que desde agora, haja quem esteja apressado a edificar o castelo da batota".

XS
SM
MD
LG