Links de Acesso

Faculdade de Direito de Bissau faz hoje primeira greve em 20 anos


Faculdade de Direito de Bissau faz hoje primeira greve em 20 anos
Faculdade de Direito de Bissau faz hoje primeira greve em 20 anos

Presentemente, o ordenado de um professor universitário equivale a um terço da renda casa média em Bissau

A Faculdade de Direito da Guiné-Bissau vai entrar em greve esta sexta-feira, exigindo uma melhoria salarial para os seus professores que, em alguns casos, são pagos a uma tabela inferior à de muitos professores do ensino secundário. Presentemente, o ordenado de um professor universitário equivale a um terço da renda casa média em Bissau.

Mamadu Saliu Djalo, que é o presidente da Associação Juvenil para o Desenvolvimento de São Domingos, sublinha que esta é a primeira greve que a Universidade de Bissau irá conhecer nos seus 20 anos de existência, “uma instituição que tem dado um contributo positivo na edificação de um Estado de direito e democrático”. Por essa razão, estudantes e professores daquela faculdade têm a preocupação de tentar alertar as autoridades guineenses para que estas respondam rapidamente e para que a situação não se agrave. Os grevistas apelam, também, para que sejam melhoradas as condições de funcionamento daquele estabelecimento de ensino superior.

Djalo considera que “a Faculdade ainda tem muito para dar ao país, pelo que carece de quadros, de valores humanos para poder atingir os objectivos que os seus cidadãos aspiram”.

XS
SM
MD
LG