Links de Acesso

Guiné-Bissau: Estabilidade Política é Necessária - FMI


Guiné-Bissau: Estabilidade Política é Necessária - FMI

Guiné-Bissau: Estabilidade Política é Necessária - FMI

Bissau tem que garantir a boa governação e mostrar em grande empenho em reformas.

O Fundo Monetário Internacional sublinhou a necessidade da estabilidade política na Guiné-Bissau para se garantir o envolvimento de doadores e a aplicação de programas de reforma.
Numa avaliação emitida pela sua comissão executiva o FMI evita falar especificamente dosa problemas políticos ou politico militares que afectam a Guine Bissau. O que não é de admirar. O FMI é ao fim e ao cabo uma instituição financeira
Mas, o documento sublinha que para além da estabilidade política a Guiné-Bissau tem que garantir a boa governação e mostrar em grande empenho em reformas.
Os directores do FMI consideraram na sua avaliação que uma política fiscal prudente será essencial para se alcançar os objectivos gerais do programa económico acordado o ano passado.
Um passo importante, afirma o documento será a rigorosa implementação do orçamento do governo para este ano salientando que esse orçamento mantém os gastos dentro dos recursos existentes.
Os directores do FMI, afirma o documento, consideram de apropriado que as autoridades se centrem nas estruturas reformas que tem como objectivo fortalecer as finanças públicas.
Para isso, diz o documento melhorias na administração pública das finanças são uma prioridade máxima para se fortalecer os controlos fiscais e assegurar a aplicação do orçamento.
O FMI considera ser necessário impedir a acumulação de pagamentos em atraso e fez uma referência ao problema do narcotráfico no país.
A este respeito, diz o comunicado, os directores do FMI notaram os esforços das autoridades guineenses em fortalecer as leis de contra a lavagem de dinheiro e de combate ao financiamento de terrorismo.
O FMI considera que o crescimento e económico este ano devera acelerar para 3,5 por cento e a inflação deverá manter se abaixo dos três por cento do Produto Interno Bruto.


XS
SM
MD
LG