Links de Acesso

Presidente Bacai Sanha agradece apoio de Angola


Presidente Bacai Sanha agradece apoio de Angola
Presidente Bacai Sanha agradece apoio de Angola

É crucial uma reforma justa para que os militares com idades avançadas possam irem para casa de uma forma condigna

Bissau,24 - O presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, agradeceu “a importante cooperação” que Angola tem estado a prestar à reforma e modernização das forças armadas guineenses, sublinhando que aquele apoio é revelador de “uma verdadeira amizade entre os povos”. O Presidente da República falava ontem na cerimónia das comemorações do Dia Nacional das Forças armadas: é preciso modernizar o sector militar. Mas, para isso, segundo Malam Bacai Sanha, é crucial uma reforma justa para que os militares com idades avançadas possam irem para casa de uma forma condigna.
Disse Sanhá, na oportunidade: "As Forças Armadas representam uma pedra angular nas nossas vidas. Não e justo ter uma pessoa hoje de 60 ou 70 nas forcas armadas sem que possa ser reformada, porque não há condições. Isto não pode continuar. As pessoas têm que ser reformadas para que se possa modernizar as forças armadas, mas esta reforma tem que ser feita condignamente".
Na mesma ocasião, o presidente guineense destacou a importância da actual e longa cooperação bilateral entre Angola e a Guiné-Bissau. A este propósito, de realçar o destacado papel da Comissão Mista de Cooperação Técnico Militar entre os dois países, abrigo ao qual, esteve em Bissau, recentemente, uma missão angolana que fez o levantamento das necessidades materiais das casernas militares guineenses, justamente na perspectiva da tão falada reforma no sector da Defesa e Segurança. Uma reforma muito pretendida pelas autoridades civis guineenses, enquanto uma das fortes exigências da Comunidade Internacional.

XS
SM
MD
LG