Links de Acesso

Angola: ENE quer acabar com roubo de energia no Kwanza Sul


Sistema pré-pago e caça ao "gato" visam disciplinar uso de electricidade.

A Empresa Nacional de Electricidade da província do Kwanza-Sul quer acabar com o roubo de electricidade através da introdução de um sistema pré-agp de consumo de energia. promete entrar para o ano de 2013 com o melhoramento no fornecimento de energia eléctrica as populações.


please wait

No media source currently available

0:00 0:01:50 0:00
Faça o Download


A ENE diz que o sistema vai também melhorar substancialmente o fornecimento de electricidade aos seus clientes.

Para efeito, ensaia estratégias para instalação nas cidades do Sumbe, Porto-Amboim e Gabela do sistema pré-pago do consumo energético na ordem de vinte mil contadores.

A confirmação é do director da ENE-EP no Kwanza-Sul, Rosário de Almeida, que disse que a entrada em funcionamento do sistema de contador pré-pago vai disciplinar o uso e consumo de energia eléctrica sobretudo nas zonas de difícil fiscalização e do fenómeno “gato” ou seja puxadas anárquicas.

««Tudo está sendo feito para que entre princípio ou fim de Janeiro começemos a colocar os vinte mil contadores pré-pagos que vamos colocar só nas três cidades, nomeadamente Sumbe, Porto-Amboim e Gabela,” disse.

Para Rosário de Almeida os constantes desvios que se verificam nas linhas de transporte domiciliária por irresponsáveis através do famoso “gato”, vai obrigar a ENE a incidir as suas acções de instalação e fiscalização na periferia onde estão identificados grandes focos de roubo de luz eléctrica.

««Queremos incidir mais nos sítios onde existem os famosos “gato”, porque há muita dificuldade de fiscalizar por forma a disciplinar o cliente,” disse.

“É alí onde vamos incidir mais a nossa actividade e isso vai obrigar o cliente racionalizar a energia para que a energia sirva para todos,” acrescentou squele responsável da ENE que fez notar ainda a indisciplina dos consumidores.

“Há edifícios que ao longo do dia não se preocupam em apagar as lâmpadas, ligam os ar condicionados todos os dias sem necessidade, à noite lâmpadas que não deviam estar em serviço passam toda noite em serviço e aí acho que vamos disciplinar e também vamos educar as pessoas e elas vão aprender aracionalizar a energia,” disse.
XS
SM
MD
LG