Links de Acesso

Bissau: Greve judicial pode afectar eleiçôes presidenciais


Kumba ialá regressou a Bissau para se candidatar à presidência.

Kumba ialá regressou a Bissau para se candidatar à presidência.

Sindicatos do sector judicial em greve, numa altura em que as movimentações políticas dominam a actualidade

Os funcionários judiciais iniciaram hoje uma greve de 30 dias, o que poderá afectar a apreciação, em tempo útil, das candidaturas às eleições presidenciais, cujo prazo para apresentação junto ao Supremo Tribunal termina esta sexta-feira.

Até que ponto esta greve no sector judicial pode afectar o processo de apreciação e consequente validação ou não das candidaturas as presidenciais antecipadas de Marco próximo, se bem que o prazo para o efeito termina já na sexta-feira. A resposta dos sindicatos foi tão simples quanto isso.

Disse Ladislau Fernando Embassá, presidente do Sindicato Nacional dos Magistrados Judiciais, igualmente da comissão da greve, falando hoje sobre a paralisação que afecta o sector judicial desde as primeiras horas de hoje.

Uma greve que trinta dias com objectivo de exigir, uma vez mais, do governo a adopção de um novo estatuto remuneratório para os magistrados e oficiais de Justiça, consensualmente estabelecido a quando da primeira vaga de greves, afectação de corpo policial para assegurar diligências nos tribunais e de demais serviços do Ministério Publico, atribuição de viaturas aos Tribunais Regionais, assim como afectação progressiva de viaturas, de função, aos Juízes Conselheiros, procuradores-gerais adjuntos, juízes desembargadores e procuradores da República (todos equiparados aos membros do Governo). São compromissos assumidos pelo Governo mas que ainda carecem de cumprimento, conforme disse ainda Ladislau Embassa.

Sindicatos do sector judicial em greve, numa altura em que as movimentações políticas dominam a actualidade. Caso para citar a chegada ontem de Kumba Yala, que remeteu a sua candidatura a decisão do seu partido que, sem dúvidas, acabará para o apontar como seu candidato as presidenciais antecipadas de 18 de Março.

Entretanto, a União Europeia anunciou vai disponibilizar 300 mil euros para apoio imediato às eleições presidenciais de 18 de Março na Guiné-Bissau, anunciou hoje o delegado do bloco europeu em Bissau, Joaquim Gonzalez Ducay, prometendo mais fundos para uma data posterior.

XS
SM
MD
LG