Links de Acesso

Bilhete de Identidade Angola Fala Só: António Hebo


Angola, António Francisco Hebo ex-Secretário Executivo CASA-CE
Angola, António Francisco Hebo ex-Secretário Executivo CASA-CE

Intrigas terão contribuído para o deteriorar de relações entre Abel Chivukuvuku e António Hebo que decidiu abandonar a CASA-CE e abraçar um projecto antigo, a Pomba Branca.

Esta Sexta-feira, 11 de Abril, o "Angola Fala Só" convida António Hebo, Secretário Executivo da CASA-CE em Luanda, que se demitiu do cargo e vai dar continuidade a um projecto antigo, o partido Pomba Branca.
Uma malha de intrigas terá causado a cisão entre Hebo e a CASA-CE, coligação criada por Abel Chivukuvuku. O Secretário Executivo diz ter-se sentido à parte das escolhas do líder da CASA-CE que, segundo Hebo, não o incluiu no rol dos partidos envolvidos para a criação da CASA-CE como partido político, acrescentando que se "a CASA-CE se desfaz de elementos [como nós], independentes, então a nossa vida política acaba".
Outras "promessas não cumpridas e o embargo de relações" por parte de Abel Chivukuvuku contribuíram para a saída de um possível novo dirigente de partido.


Nome: António Francisco Hebo "Pensamento Mazanga"
Profissão: Antropólogo e Professor emprestado à Política

Data de Nascimento: 4 de Outubro de 1977
Signo: Balança

Estado Civil: Solteiro
Filhos: Duas meninas

Local de Nascimento: Município de Samba-Cajú, Bairro Cahenda - Kwanza Norte

Destino em Angola: Kwanza Norte - onde existe um local turístico chamado Kilombo, considerado o pulmão da cidade capital, Ndalatando. O Kilombo é rico em vegetação e flora, das quais Hebo destaca as rosas de porcelana, os abacateiros e as mangueiras.
Também aqui em Ndalatando se pode encontrar a casa do Dr. Agostinho Neto.
Para António Hebo vale a pena visitar também a primeira fábrica de ferro da África sub-saariana em Nova Oeira, Cafalala.

Lema: Saudar a mão suja de um trabalhador é uma honra, a mão limpa de um preguiçoso é uma desonra.
Curiosidades: Gosta de sair todas as manhãs com uma peça de vestuário azul, porque, para si, representa a solidariedade e o perdão.

Detenções: Regista duas detenções na sua vida.
1994 - Estava na Missão Católica de Samba-Cajú e quando as Forças Armadas Angolanas estavam a bombardear a Unita em Ndalatando a Unita acusou-me de dar directrizes às FAA, por isso foi detido e esteve sob investigação.

2012 - Durante a campanha eleitoral como Secretário Executivo Provincial da CASA-CE no Kwanza Norte a polícia destruiu material de campanha da CASA-CE, conta. Dada essa situação Hebo dirigiu-se ao Comando Provincial para que lhe fossem dadas satisfações sobre o ocorrido.
O Secretário relata que no Comando Provincial foi esbofeteado por uma agente de trânsito, algemado e posteriormente novamente "espancado".
A acusação seria a de que tinha invadido o Comando Provincial e agredido a agente Deolinda, tendo-lhe "rasgado as calças", inclusive. Esteve 12 horas detido e foi libertado por ter imunidade como deputado.

Onde estava no 11 de Novembro de 1975?
Ainda não era nascido, mas se fosse nascido e já crescido gostaria de ter estado no 1º de Maio a ouvir a do Dr. Agostinho Neto a proclamar a Independência.

Na Internet: Facebook
XS
SM
MD
LG