Links de Acesso

Bento XVI inicia visita a Cuba


O Papa Bento XVI durante a visita que efectuou à Igreja da Virgem da Caridade do Cobre, patrona de Santiago de Cuba. (AP Photo/Esteban Felix, Pool)
O Papa Bento XVI durante a visita que efectuou à Igreja da Virgem da Caridade do Cobre, patrona de Santiago de Cuba. (AP Photo/Esteban Felix, Pool)

À sua chegada, o Papa Bento XVI disse ter vindo para dar esperança ao povo de Cuba

O Papa Bento XVI já se encontra em Cuba, tendo rezado uma missa em honra de um dos ícones religiosos deste país, venerado tanto pelos católicos como pelos seguidores das tradições afro-cubanas.

O Papa presidiu às orações e fez uma homilía num espanhol com um forte sotaque alemão.
O Papa rezou missa a partir de uma plataforma,tendo como pano de fundo o monumento assinalando a independência de Cuba.

Numa aparente alusão a uma década e meia em que Cuba foi um Estado oficialmente ateu, o Papa disse que “quando Deus é posto de lado, o mundo torna-se um lugar inóspito para o Homem”.

O Papa falava ao lado de uma imagem dourada da Nossa Senhora da Caridade do Cobre. A missa foi uma celebração da descoberta da estátua, há 400 anos, por dois irmãos e um jovem escravo.

O Papa Bento disse estar “profundamente emocionado” pelo fervor demonstrado quando aquela imagem foi recentemente foi mostrada, numa invulgar digressão por toda aquela nação comunista.
Mas,o pontífice não referiu que aquela imagem é também identificada como a deusa Oshun e reverenciada por muitos afro-cubanos, numa celebração chamada Santeria.

À sua chegada ao aeroporto de Santiago, o Papa Bento XVI disse ter vindo para dar esperança ao povo de Cuba.O Papa irá visitar o santuário de Nossa Senhora da Caridade, em El Cobre,antes de seguir para a capital para um encontro com o presidente Raul Castro e para rezar uma missa na Praça da Revolução.

XS
SM
MD
LG