Links de Acesso

Bento Bembe desmente saída da presidência do Fórum Cabindês


Bento Bembe
Bento Bembe

O general António Bento Bembe nega que tenha renunciado ao cargo de presidente do Fórum Cabindês para o Diálogo conforme declarações do dirigente daquela plataforma, general Zenga Mambo feitas à VOA a partir de Cabinda.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:09 0:00
Faça o Download

Depois de há uma semana ter anunciado um processo de reaproximação com Bente Bembe, Zenga Mambo declarou que o também secretário de Estado dos Direitos Humanos tinha abandonado o cargo e anunciado a sua aliança ao MPLA, partido que o indicou para a função secretário de Estado para os Direitos Humanos.

Mambo considerou tal atitude como sendo pessoal, sem qualquer vínculo com a plataforma política ou com os Acordos de Paz para Cabinda, assinados entre o Governo e o Fórum Cabindês para o Diálogo em 2006.

A mesma fonte anunciou que iria ser constituída uma comissão de crise para gerir os assunto do grupo até a indicação de uma nova liderança.

Entretanto, em declarações à VOA Bento Bembe reagiu dizendo não ter tempo para ouvir mais “criancices” e garantiu que o acordo assinado com o Governo tem estado a ser cumprido integralmente

O dirigente do FCD negou que tivesse encetado quaisquer contactos com os membros do grupo que têm vindo a contestar a sua liderança e defendeu o Presidente da República que não é um “aventureiro” para aceitar assinar outro acordo.

António Bembe foi o principal negociador dos Acordos de Paz para o enclave em representação dos restantes movimentos independentistas, entre os quais a Flec Renovada e o Movimento para o Diálogo em Cabinda (MDC).

Entretanto, informações não oficialmente confirmadas deram conta, nos últimos dias, que o general Bento Bembe estaria a ser paulatinamente afastado dos assuntos da Cabinda a favor de um antigo quadro da Presidência da República, que teria a missão encetar encontros exploratórios directos com a liderança da FLEC de Nzita Tiago.

XS
SM
MD
LG