Links de Acesso

Benguela quer "roubar" receitas do turismo em África


Pescadores na Baía Farta, saindo do mar.
Pescadores na Baía Farta, saindo do mar.

O Governo de Benguela quer transformar a província num destino turístico de referência a nível de África, com condições para disputar rendimentos que chegam aos 34 mil milhões de dólares norte-americanos.

Benguela quer concorrer no turismo africano -1:24
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:24 0:00
Faça o Download

Para o efeito, criou um projecto denominado ‘Costa Nova’, que começou já a ser difundido, tendente a ombrear com a África do Sul, o principal destaque da sub-região (África Austral).

As autoridades vão à procura de investimentos, enquanto industriais do ramo voltam a lembrar a necessidade de uma escola básica de formação hoteleira.

Números relativos ao ano de 2013, com os quais o Governo trabalha, indicam que a África do Sul recebeu a maior parte dos 56 milhões de turistas que visitaram o continente, conseguindo um crescimento de 4%

Já se sabe que Benguela quer ser um centro urbano de eleição, com emprego, educação, belezas naturais e um bom padrão de vida, mas a ambição não fica por aqui.

O governador de Benguela, Isaac dos Anjos, tenciona "intrometer-se" na luta pela fortuna que o turismo pode gerar para a economia.

‘’A renda é superior a 34 biliões de dólares, uma verba que é possível disputar. Mas, para que saibamos, temos de ter infra-estruturas, daí que estejamos a pensar tudo numa perspectiva metropolitana", indica o governante, que fala, tendo como base as quatro cidades do litoral, em auto-estradas e grandes núcleos habitacionais.

Tudo isto no quadro de parcerias público-privadas.

Há quase três anos, esfumava-se o sonho de uma escola básica de hotelaria, para a insatisfação de empresários do ramo, que continuam a apontar a ausência de formação como um entrave.

As obras, uma iniciativa pública, até chegaram a arrancar, mas a verdade é que, por razões desconhecidas, o projecto foi engavetado.

A nascer, pelas mãos do Fundo Soberano, está uma academia para os cursos médio e superior, numa parceria com empresas estrangeiras, sem que se conheçam os valores em aplicação.

XS
SM
MD
LG