Links de Acesso

Chuvas deixam camponeses sem culturas em Benguela


Director dos Serviços Prisionais do Namibe, Samuel Jamba (esq) com o governador Isaac dos Anjos (VOA / Armando Chicoca)
Director dos Serviços Prisionais do Namibe, Samuel Jamba (esq) com o governador Isaac dos Anjos (VOA / Armando Chicoca)

Autoridades constroem diques e preparam distribuição de alimentos às vítimas.

Mais de 400 camponeses ficaram sem as suas culturas em consequência das últimas chuvas na província angolana de Benguela e as as autoridades agora poderão ser obrigadas a distribuir apoio alimentar aos populares.

Os efeitos da subida do nível das águas no complexo hídrico do Dungo, no Cubal, são ainda provisórios, daí que o Governo esteja preparado para o pior.

Três dias de chuva intensa fizeram transbordar a bacia do Dungo, alimentada por sete rios.

Do Cubal, a 140 quilómetros da sede da província, chega o grito de socorro dos 450 camponeses que trabalham nas imediações do complexo.

Um popular da comunidade refere que a semente lançada à terra não dará frutos.

A bacia, com sete quilómetros de cumprimento e três de largura, obriga a movimentações de populares, tal é o nível das enchentes.

"A barragem encheu e neste momento toda a área cultivada está entalada devido à água. Na comuna da Yambala, há pessoas que se deslocam de uma área para outra. Pedimos ajuda, primeiro para abrir comportas, e depois alimentos, isto porque toda a alimentação foi afectada", lamentou a fonte da VOA.

O administrador do Cubal, Carlos Guardado, não tem dúvidas de que as ajudas alimentares são a solução para o problema que se coloca.

"A julgar pelo nível de cheias, é natural que as culturas tenham sido inundadas. Estamos no levantamento e tão-logo seja possível vamos apoiar com ajuda alimentar. Ainda é cedo, as consequências podem ser maiores", refere Guardado.

As enchentes no Dungo fizeram soar o alarme também no município de Benguela, tendo em conta a ligação ao Cavaco, um rio bastante problemático.

"Tendo em conta os acontecimentos de Março do ano passado, estamos preocupados", reitera o administrador municipal Leopoldo Muhongo, que revela o início da construção "de diques que ajudarão a regularizar o escoamento das águas".

O governador de Benguela, Isaac dos Anjos, esteve no local a constatar a realidade.

XS
SM
MD
LG