Links de Acesso

BD e CASA-CE negoceiam coligação


BD quer coligação
BD quer coligação

Analista recomenda prudência

O Bloco Democrático (BD) anuncia a sua intenção de coligar com a CASA-CE para as eleições de Agosto, mas o vice-presidente desta formação política diz haver, por agora, apenas conversações.

Adesão do Bloco Democrático à CASA CE poderá trazer problemas - 1:52
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:51 0:00

Analista avisa para a necessidade de negociações dentro da CASA-CE para evitar novas divergências.

Num comunicado publicado em Luanda, o BD refere que a decisão resulta da impossibilidade de uma coligação de todas as forças de oposição credíveis.

A formação política sem assento parlamentar sustenta que “decidiu participar da coligação CASA–CE, usufruindo dos mesmos direitos e partilhando dos mesmos deveres que os partidos integrantes da referida Coligação e mantendo, como os demais, a sua identidade partidária”.

O BD diz ter mandatado o seu presidente para firmar o pacto de coligação com os demais partidos e requerer ao Tribunal Constitucional a respectiva anotação para os devidos efeitos eleitorais e legais.

Por seu lado, o vice-presidente da CASA-CE, André Mendes de Carvalho afirma não haver qualquer acordo formal de coligação com o BD, mas reconhece a existência de negociações ao mais alto nível há um ano.

Embora manifeste a esperança de um provável acordo antes das eleições de 23 de Agosto, Mendes de Carvalho assegura que “tudo não passa de uma intenção”.

O sociólogo e docente universitário João Lucombo Zatuzola considera que a CASA-CE já tem problemas internos que fragilizaram a organização pelo que os seus dirigentes terão de saber negociar novas adesões.

“A CASA-CE não está nas mesmas condiçõesde união de forças internascomohá cinco anos quando foi um partido -evelação nasúltimas eleições”, sublinha Zatuzola.

A CASA-CE, recorde-se, é integrada por quatro partidos políticos.

XS
SM
MD
LG