Links de Acesso

Obama promete a dissidentes cubanos que abordará direitos humanos com Castro


Barack Obama
Barack Obama

Presidente americano escreve carta à organização dissidente Damas de Branca.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu aos dissidentes cubanos que vai falar directamente com o seu homólogo cubano Raul Castro sobre direitos humanos durante a visita que realiza a Havana de 20 a 22 de Março.

A carta com a promessa de Obama enviada no passado dia 10 à organização dissidente Damas de Branco foi publicada hoje na sua página na internet.

Obama garantiu que "leva muito a sério" as preocupações dos defensores dos direitos humanos em relação à situação das liberdades civis em Cuba.

Damas de Branco
Damas de Branco

"Entendo plenamente os obstáculos que os cubanos (...) enfrentam para exercer seus direitos. Os Estados Unidos acreditam em que ninguém - em Cuba, ou em qualquer outro lugar - deve enfrentar ameaças, prisão, ou perseguição física simplesmente por exercer o direito universal de que suas vozes sejam ouvidas", escreveu Obama.

Nesse sentido, prometeu que abordará "directamente esses temas com o Presidente Castro".

Na carta, Obama justificou sua decisão de se aproximar de Cuba com o facto da abordagem de isolamento dos sucessivos governos americanos não ter resultado..

"Acho que podemos fazer mais para apoiar o povo cubano e promover os nossos valores, por meio do envolvimento", afirmou Obama que será o primeiro Presidente americano a visitar Cuba em 88 anos.

Na carta escrita à organização integrada por mulheres de presos cubanos, o Presidente americano reiterou que "continuaríamos tendo diferenças com o governo cubano e que abordaríamos essas diferenças directamente".

XS
SM
MD
LG