Links de Acesso

Barack Obama elogia Cabo Verde e as relações fortes que o país tem com os EUA


Presidente Barack Obama com Jorge Carlos de Almeida Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde
Presidente Barack Obama com Jorge Carlos de Almeida Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde

Em carta dirigida ao Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, o Presidente americano, Barack Obama, envia as "mais calorosas felicitações" a Fonseca e ao povo de Cabo Verde, pelas celebrações do 5 de Julho.

No 41º aniversário da independência do arquipélago, Obama realça o "legado" de Cabo Verde, bem como dos Estados Unidos como, pela luta pela independência e o pelo "compromisso com a democracia após as respectivas independências".

Para Barack Obama, "os valores democráticos que compartilhamos nunca foram antes tão importantes pelo que enalteço Cabo Verde por ser um exemplo na África Ocidental".

Os Estados Unidos têm uma forte diáspora cabo-verdiana, facto que o Presidente americano evidenciou na sua mensagem: "Os Cabo-Verdianos fazem parte da história dos Estados Unidos tendo-se estabelecido em Nova Inglaterra desde 1700, mesmo antes da nossa independência, contribuindo desde então para o progresso da América. Cabo Verde, através da determinação e criatividade, do seu povo tem feito surpreendentes progressos económicos".

Além dos elogios ao contributo do povo cabo-verdiano no país, Obama lembrou ainda que "os Estados Unidos e Cabo Verde desfrutam de uma forte parceria",agradecendo por "tudo o que têm feito em prol do fortalecimento desta parceria. Eu desejo a Cabo Verde votos de prosperidade e paz no decorrer deste ano", escreveu Barack Obama.

XS
SM
MD
LG