Links de Acesso

Barack Obama desafia jovens africanos a regressar e construir sociedades menos corruptas nos seus países


De Angola Ângela Sá, Rita Tavares, Joel Tchombosi e da Guiné-Bissau Lizandra Reis
De Angola Ângela Sá, Rita Tavares, Joel Tchombosi e da Guiné-Bissau Lizandra Reis

"Antes de pedir ajuda ou perguntar o que pode o ocidente fazer por África porque não perguntar o que cada um de vocês pode fazer?"

Na cimeira realizada nesta Segunda-feira, em Washington, com o jovens líderes africanos, o Presidente americano, Barack Obama, desafiou-os a voltarem para os seus países após a sua formação e garantir assim o desenvolvimento do continente africano.

Na Cimeira YALI Mandela Washington Fellowship Barack Obama destacou em especial o facto de muitos estudantes africanos não voltarem aos seus países de origem quando terminam a sua formação, justificando que isso não contribui para o desenvolvimento dos seus países.

"Os jovens que vão estudar fora é que são a garantia de que os seus países podem mudar e melhorar. São responsáveis por voltar para os seus países e construir sociedades menos corruptas, mais dispostas à mudança", disse Obama.

"O que estão os jovens a fazer pelo seu país?"

"Antes de pedir ajuda ou perguntar o que pode o ocidente fazer por África porque não perguntar o que cada um de vocês pode fazer?", questionou Obama a uma plateia de 500 jovens vindos de todo o continente africano.

A VOA perguntou a alguns deles o que pensam das palavras do Presidente americano:

Jovens YALI reagem a mensagem de Barack Obama
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:38 0:00
Faça o Download

XS
SM
MD
LG