Links de Acesso

Banco Mundial retoma cooperação com Moçambique


Instituição vai investir dois mil milhões de dólares em cinco anos

O Banco Mundial (BM) vai retomar o apoio ao Orçamento do Estado de Moçambique ainda este ano, com um pacote de cerca de dois mil milhões de dólares para os próximos cinco anos.

A informação foi avançada nesta quarta-feira, 29, pelo diário moçambicano Notícias, que cita Mark Lundell, representante do BM para Moçambique.

“A política do Banco Mundial enfatiza o apoio ao Orçamento do Estado e pretendemos retomar numa proporção mais forte e esperamos que isso aconteça até ao fim do ano ou muito antes”, afirmou Lundell, revelando uma carteira de 25 projectos para os próximos cinco anos em 17 áreas estratégicas, 11 delas ligadas ao que chamou de “prioridades de desenvolvimento".

“É um investimento de aproximadamente dois mil milhões de dólares e cada projecto poderá ter um orçamento que varia entre 10 e 80 milhões de dólares”, reforçou Lundell.

Aquele responsável revelou ainda que o BM tem em vistas “acções de desenvolvimento de estradas secundárias e melhoria da produtividade do sector agrário, prestando mais atenção aos pequenos produtores”, visando combater a pobreza.

Mark Lundell, que destacou o facto de o BM ter contribuído para um crescimento robusto do país no passado, lamentou que o mesmo não teve o impacto esperado na melhoria das condições de vida dos moçambicanos.

Recorde-se que o BM suspendeu a sua cooperação financeira em Abril de 2016 depois da descoberta das chamadas “dívidas ocultas”, assim como várias organizações internacionais e países doadores.

XS
SM
MD
LG