Links de Acesso

Banco de Moçambique aumenta taxa de juros


A medida pretende antecipar a subida de inflação e enfrentar a desvalorização permanente do metical frente ao dólar.

O Banco de Moçambique aumentou as taxas de juro de referência pelo segundo mês consecutivo, de 8,25 por cento para 8,25 por cento.

A medida surge no momento em que é esperado um aumento da inflação o metical continua a desvalorizar-se frente ao dólar.

"Em face dos crescentes riscos de conjuntura externa e doméstica, num contexto em que as projecções de inflação de curto e médio prazo sinalizam a necessidade de cautelas redobradas, o Comité considerou importante reforçar a adequação do actual ciclo de política monetária", dizo Banco de Moçambique, num comunicado divulgado na sua página na internet.

O Banco de Moçambique lembra que os aumentos dos preços de energia, água e pão, associados à depreciação do metical, já se fazem sentir na inflação, que em Outubro teve uma variação mensal positiva de 2,10 por cento.

Nos seus relatórios, o banco central adianta ainda que os dados provisórios relativos a Outubro dão conta de uma descida da base monetária em 700 milhões de meticais (18 milhões de dólares) para 61,3 mil milhões de meticais (1,5 mil milhões de dólares) e que o saldo das reservas internacionais líquidas reduziu 92,7 milhões de dólares.

XS
SM
MD
LG