Links de Acesso

Guebuza é convidado por secretário-geral das Nações Unidas para ser campeão mundial de educação


O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, convidou hoje o Presidente Armando Guebuza para ser campeão mundial de educação por causa dos progressos que Moçambique tem registado no sector da educação nos últimos anos.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:53 0:00
Faça o Download

Para Ban Ki-moon, Moçambique avança a passos largos para o cumprimento dos oito objetivos do desenvolvimento do milénio, cujo prazo de implementação expira em 2015.

O Secretário-Geral das Nações reconhece que Moçambique ainda tem muitos desafios e que não vai cumprir integralmente os objectivos do desenvolvimento do Milénio, mas o que já foi feito merece elogio e por isso o Presidente Armando Guebuza foi convidado para ser campeão mundial de educação.

Ban Ki-moon disse que Moçambique tem demonstrado que é possível recuperar-se de um conflito e progredir para o alcance dos objectivos do desenvolvimento do milénio.

Contudo, o líder da maior organização diplomática do mundo acrescentou que ainda existem muitos desafios pela frente basicamente relacionados com a extrema pobreza que afecta 50 por cento da população estimada em 23 milhões de habitantes.

Metade das mulheres moçambicanas ainda não sabem ler nem escrever e os índices de infecção pelo vírus de SIDA são ainda muito elevados. Em relação a paz, Ban Ki-moon disse na entrevista a TVM acreditar que Moçambique jamais voltará ao conflito armado, apesar da tensão política prevalecente.
XS
SM
MD
LG