Links de Acesso

Guebuza é convidado por secretário-geral das Nações Unidas para ser campeão mundial de educação

  • Simião Pongoane

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, convidou hoje o Presidente Armando Guebuza para ser campeão mundial de educação por causa dos progressos que Moçambique tem registado no sector da educação nos últimos anos.


Para Ban Ki-moon, Moçambique avança a passos largos para o cumprimento dos oito objetivos do desenvolvimento do milénio, cujo prazo de implementação expira em 2015.

O Secretário-Geral das Nações reconhece que Moçambique ainda tem muitos desafios e que não vai cumprir integralmente os objectivos do desenvolvimento do Milénio, mas o que já foi feito merece elogio e por isso o Presidente Armando Guebuza foi convidado para ser campeão mundial de educação.

Ban Ki-moon disse que Moçambique tem demonstrado que é possível recuperar-se de um conflito e progredir para o alcance dos objectivos do desenvolvimento do milénio.

Contudo, o líder da maior organização diplomática do mundo acrescentou que ainda existem muitos desafios pela frente basicamente relacionados com a extrema pobreza que afecta 50 por cento da população estimada em 23 milhões de habitantes.

Metade das mulheres moçambicanas ainda não sabem ler nem escrever e os índices de infecção pelo vírus de SIDA são ainda muito elevados. Em relação a paz, Ban Ki-moon disse na entrevista a TVM acreditar que Moçambique jamais voltará ao conflito armado, apesar da tensão política prevalecente.
XS
SM
MD
LG