Links de Acesso

Autoridades tradicionais intimidadas em Malanje


Secretário da Unita em Malanje Januário Alfredo Mussambo
Secretário da Unita em Malanje Januário Alfredo Mussambo

Unita denunciou haver sobas que são discrminados se usarem símbolos da Unita.

O novo secretário provincial da Unita em Malanje Januário Mussambo revelou que autoridades tradicionais filiadas àquela organização política no interior desta circunscrição são intimidades por responsáveis das administrações locais.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:41 0:00
Faça o Download

Januário Mussambo, que radiografou a vida socio-económica e política nos municípios de Massango, Calandula e Caculama, precisou que as denunciam preocupam a direcção do partido que na devida altura vai instar as autoridades competentes.

“Nós encontramos situações de sobas que por serem independentes são penalizados, encontramos, por exemplo, o caso do soba Cateco no município de Calandula, encontramos a situação do mais velho Paulo Massuquina na comuna de Kihuhu, município de Massango, encontramos a situação de outro regedor, outro mais velho na zona de Caculama”, disse.

Mussambo acrescentou que “ há um pouco por essa parte alguma intimidação das autoridades, também ao nível das comunidades verificamos algum receio, portanto, eles mesmos disseram-nos que aceitar os símbolos da Unita é um problema para nós”.

Os subsídios conferidos por lei às autoridades tradicionais, na opinião do representante do Galo Negro são utilizados para fins pouco claros, numa altura em que os índices de pobreza crescem nas comunidades rurais.

XS
SM
MD
LG