Links de Acesso

Autoridades angolanas investigam "Governo de Salvação Nacional"


Filomeno Vieira Lopes
Filomeno Vieira Lopes

Outros "ministeriáveis" deverão ser investigados.

Autoridades judiciais angolanas interrogaram nesta quinta-feira, 6, o político Filomeno Vieira Lopes, naquilo que está a ser entendo como o início de um amplo processo de investigação de todos os membros apontados como fazendo parte do pretenso Governo de Salvação Nacional alegadamente gizado pelo autodenominado Movimento Revolucionário.

Vieira Lopes, dirigente do Bloco Democrático aparece na lista do aludido Governo como “ministro dos Petróleos”. A referida lista surgiu de uma conversa entre opositores nas redes sociais.

Em declarações à VOA, o político disse ter explicado aos investigadores que não tinha nada a ver com os mentores da ideia.

Vieira Lopes admitiu que outras figuras poderão vir a ser igualmente interrogadas.

A justiça angolana acusa os integrantes do autodenominado Movimento Revolucionário de tentativa de golpe de Estado, tendo preso 15 dos seus integrantes a 20 de Junho.

A prisão do também chamado “grupo dos 15 mais um” despoletou uma onde de contestação dentro e fora do país que , em parte esteve, na origem da vinda a Angola de eurodeputada Ana Gomes e das sucessivas tentativas de manifestação dos jovens “revús” entretanto reprimida pela Polícia.

O assunto continua a ser matéria de jornais privados, nas redes sociais e nas conversas de rua e está prevista para este sábado,8, mais uma manifestação desta feita promovida pelas mães dos detidos.

Uma contra-manifestação da organização feminina do MPLA já foi, entretanto, anunciada com claro objectivo de inviabilizar primeira, como aconteceu no dia 29 de Julho.

XS
SM
MD
LG