Links de Acesso

Antibiótico antibacteriano mostra resultados positivos para TB


Raio-X de doente com Tuberculose
Raio-X de doente com Tuberculose

Um antibiótico usado para tratar infecções graves mostra ser uma promessa contra uma forma muito resistente de Tuberculose (TB).

A forma de tuberculose de que falamos é a XDR extremamente resistente e mortal.

A tuberculose XDR resiste a pelo menos a quatro dos medicamentos mais usados contra a doença.

Apesar de ser ainda ser raro 80 países noticiaram casos da ocorrência desta forma rara de TB.

Responsáveis de saúde dizem que o número real é desconhecido, porque não há um teste específico para este tipo de TB.

Todavia, a XDR pode ser curada, apesar de não ser fácil. Isto porque este tipo de TB pode matar rapidamente, sobretudo se uma pessoa já estiver infectada com o HIV, o vírus da SIDA.

O Dr. Ray Chen, clínico no Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, diz que a XDR apareceu depois de ter aparecido um outro tipo de TB, a MDR, a tuberculose multi-resistente, e que é mais comum.

“A Tuberculose MDR é um problema já há vários anos, porque resulta do facto de as pessoas não tomarem os medicamentos como receitado pelo médico.”

O que leva a que este tipo de TB acabasse por desenvolver, aos poucos, resistência aos medicamentos que eram utilizados. A MDR resiste a dois dos principais medicamentos usados para a terapia padrão da Tuberculose.
E quando a doença se torna resistente a outros medicamentos de primeira linha usados, passa à categoria de Tuberculose XDR.

O mundo ouviu falar pela primeira vez da existência da XDR em 2006, após um estudo de 2006, realizado na África do Sul, onde vários doentes exibiam um tipo de Tuberculose que resistia a todos os medicamentos conhecidos e usados, e o índice de mortalidade era extremamente elevado - 90% para os doentes que também estavam infectados com o vírus da SIDA.

O tratamento padrão para a TB dura seis meses. Enquanto o tratamento para o tipo de tuberculose MDR se prolonga por 18 a 24 meses.

Pelo que os investigadores perceberam que era preciso desenvolver mais medicamentos para as várias formas de Tuberculose.

Eles já tinham ouvido resultados de estudos informais usando o linezolid, que está no mercado para tratar bactérias resistentes, conhecidas por bactérias gram-positiva, aquele tipo de bactéria que não responde aos antibióticos típicos.
Assim os investigadores testaram o linezolid em 41 doentes que exibiam a forma XDR –TB e que não respondiam ao tratamento em que se usava os melhores medicamentos existentes.

E seis meses depois de os doentes começarem a receber também este medicamento, 87% testavam negativo para a Tuberculose.

O problema eram os efeitos secundários – problemas nervosos com as mãos, e o adormecimento dos pés. Registaram-se também problemas de visão e problemas com as células sanguíneas. Pelo que os testes tiveram que ser interrompidos.

Neste momento, os investigadores estão esperançados em que a introdução do linezolid possa ser positivo, mas terão que fazer mais estudos para saber se o seu uso será seguro em larga escala e em combinação com outros medicamentos.

Da mesma forma que se espera o aparecimento no mercado farmacêutico de novos antibióticos os quais poderão ser estados também para a Tuberculose.
XS
SM
MD
LG