Links de Acesso

Ataque deixa 73 mortos e mais de 100 feridos em França


Corpos de dezenas de mortos em Nice.
Corpos de dezenas de mortos em Nice.

Condutor de camião avançou contra multidão que assistia a fogos de artifício em Nice no Dia da Bastilha, que se celebra hoje.

Um camião avançou contra uma multidão na cidade de Nice, na França, que assistia aos fogos de artifício em comemoração do Dia da Bastilha, heje 14 de Julho, em Nice, e provocou a morte de, pelo menos 70 pessoas, e ferimentos em mais de uma centena.

O artaque aconteceu no Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida à beira-mar, por volta das 22 horas e 30 minutos locais.

A agência de notícias AFP disse que o conductor do camião foi morto pela polícia de seguida.

Helicóptero resgata feridos em Nice.
Helicóptero resgata feridos em Nice.

O jornal Nice Matin revelou que um dos seus jornalistas estava no local a acompanhar a celebração e informou que um grande grupo de pessoas começou a corer, já que ninguém sabia se era um acidente ou se o motorista atingiu as pessoas deliberadamente.

No Twitter, o ex-presidente da Câmara de Nice e actual presidente da Metrópole Nice-Cote D'Azur, Christian Estrosi, pediu que as pessoas não saíssem das suas casas.

Uma canal de televisão local não identificado mostou um campeão branco cercado por policias e com o vidro dianteiro atingido por diversos tiros.

Algumas testemunhas afirmaram que a polícia atirou contra o condutor para tentar impedir o atropelamento e que "ocupantes" do veículo também atiraram, sem precisar quantas pessoas estariam no camião.

O Procurador da República de Nice, Eric Ciotti, admitiu um número superior de mortos.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Nive Sebastien Humbert descreveu o acto como “um claro ataque criminoso”, embora o conductor não tenha sido ainda identificado.

A 13 de Novembro de 2015, militantes do Estado Islâmico mataram 130 pessoas em Paris, naquela que é a mais sangrenta em uma série de ataques em França e na Bélgica, nos últimos dois anos.

XS
SM
MD
LG