Links de Acesso

Astrónomos encontram sete planetas

  • Redacção VOA

Ilustração sugere superfície do TRAPPIST-1f

Ilustração sugere superfície do TRAPPIST-1f

Cientistas alentam descobrir vida fora da Terra

Astrónomos revelaram ter encontrado um sistema solar próximo com sete planetas do tamanho da Terra, três dos quais circundam a sua estrela-mãe à distância certa para haver água líquida na superfície, o que cria a perspectiva de vida, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira, 22.

A estrela, conhecida como TRAPPIST-1, é um corpo celeste pequeno e opaco da constelação de Aquário e se localiza a cerca de 40 anos-luz da Terra.

Pesquisadores disseram que a proximidade do sistema, combinada com o tamanho proporcionalmente grande dos seus planetas em comparação com a pequena estrela, o tornam um bom alvo para estudos posteriores.

Eles pretendem escanear as atmosferas dos planetas em busca de possíveis vestígios químicos de vida.

"Acho que demos um passo crucial para descobrir se existe vida lá fora", disse o astrónomo Amaury Triaud, da Universidade de Cambridge, aos repórteres.

A descoberta, publicada na edição desta semana do periódico científico Nature, avança uma pesquisa anterior que mostrou três planetas circundando a TRAPPIST-1.

Eles estão entre os mais de 3.500 planetas descobertos fora do sistema solar, ou exoplanetas.

Os pesquisadores se dedicaram a encontrar planetas rochosos do tamanho da Terra com as temperaturas certas para que a água, se existir alguma, seja líquida, uma condição que se acredita ser necessária para a vida.

XS
SM
MD
LG