Links de Acesso

As melhores invenções de 2013


Melhores invencoes de 2013

Melhores invencoes de 2013

Mentes geniais, jovens idealistas com soluções ideais, empresas em busca do melhor para a sociedade. Conheça as invenções que marcaram 2013.

1. Luzes de Leão
Um rapaz de 13 anos inventou a solução ideal para afastar os leões do gado da sua família.
Richard Turere e a família vivem junto ao Parque Nacional de Nairobi.
O jovem percebeu que o piscar das luzes inibia os leões de se aproximarem da quinta da família.
Então criou uma lâmpada LED que pisca no pólo, apesar de não ter qualquer formação ou conhecimento científico e electrónico.


2. Energia eólica sem pás gigantes
Estamos mais do que habituados a ventoinhas gigantes nos campos isolados, que giram desalmadamente para absorver toda a energia que o vento pode fornecer.
A empresa de arquitectos, Mecanoo, da Holanda criou uma estrutura,com um aspecto não convencional.

Não recorre ao movimento giratório das lâminas, mas sim à concentração do vento nas turbinas do aparelho, gerando um campo eléctrico.
Uma vez que não há ventoinhas a girar, também há menos barulho o que permite que o gerador de energia da Mecanoo possa ser instalado em zonas urbanas.
A Mecanoo instalou o Bladeless Windmill (designação em inglês para a invenção) na Universidade Delft de Tecnologia em Março.



3. Reflexos de gato para o seu iPhone
Se é uma pessoa "mãos de manteiga", tem filhos que estão sempre a deixar cair o seu iPhone ou simplesmente é azarado nestas coisas, a Apple já tem a solução.
O reflexo de gato é uma invenção da Apple que evita que o ecrã do seu telefone se parta quando cai.
É um mecanismo que detecta quando o telefone está a cair e muda o ceu centro de massa. O sensor faz com que o telefone ao cair faça a rotação para que não seja o ecrã a ter o impacto com a superfície.


4. Um avião para todas as garagens
John McGinnis está a trabalhar num aparelho voador que alberga uma família de cinco pessoas e caiba na garagem de qualquer um
O avião que tem recebido vários prémios da Ciência Popular, tem asas quadradas, com design de caixas e é concebido para ter uma boa estabilidade e planar melhor.


5. Carregado em 30 segundos
A estudante de liceu, Eesha Khare criou um novo tipo de super carregador de energia que pode carregar muito rápido baterias de telefones e de outros dispositivos
incluindo baterias de carros.
Este dispositivo tem uma nanoestrutura especial que permite também aumentar a autonomia das baterias.
Eesha Khare ganhou uma bolsa de $50 mil dólares da empresa de telecomunicações Intel e está em Harvard.


6. Computador que detecta leucemia
Brittany Wenger tem 18 anos e criou um alogaritmo que possibilita encontrar padrões no quadro genético do paciente que identifiquem sinais de má formação sanguínea, que originam o cancro do sangue, mais conhecido por leucemia.
Brittany já havia criado também um programa que permite analisar tecidos mamários para identificar sinais de cancro da mama.


7. Toque de fantasma
É uma ideia inspirada na realidade virtual. O dispositivo háptico (táctil) lança bolhas de ar com o formato de pequenos donuts para a pele. Pode criar uma série de sensações tácteis, desde a sensação de pássaros a voar à sua volta a quedas de água.
A invenção chama-se Aireal e está a ser desenvolvida como aplicação de telefone.


8.Torniquete insuflável
John Croushorn, ex cirurgião do Exército americano, criou um dispostivo que ajuda a estancar a hemorragia de vítimas de explosões de minas
É um dispositivo pensado para os soldados em combate e já salvou duas vítimas no Verão passado.


9. Câmara 3D para ajudar a NASA ter melhores informações
Tira fotos a três dimensões de rochas e consegue automaticamente identificar as diferenças das texturas tanto das rochas, como da areia e do céu.
A invenção da NASA chama-se TextureCam e tem como objectivo fornecer informações de Marte para Terra em tempo útil.


10. Sair do ecrã para aceder às coisas
O MIT criou uma forma de conseguir sair do ecrã de um computador para tocar em coisas.
Imagine que está do outro lado da imagem e quer tocar em algo físico do lado de cá?
O inFORM é um sistema de computadores que recorre ao Microsoft Kinect para traquear os movimentos das mãos que se traduzem em movimentos físicos.

XS
SM
MD
LG