Links de Acesso

BD Acusa Eduardo Dos Santos de Fazer do Governo a sua Empresa


BD Acusa Eduardo Dos Santos de Fazer do Governo a sua Empresa
BD Acusa Eduardo Dos Santos de Fazer do Governo a sua Empresa

Novo partido angolano tece duras críticas ao MPLA e ao regime.

29 Dez 2010 - Justino Pinto de Andrade, presidente do Bloco Democrático (BD), disse em Benguela que, o chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos, faz do seu governo uma empresa em que o presidente da república aparece como sócio maioritário.

Essas declarações foram proferidas durante a sessão de abertura da Primeira Reunião Conjunta daquela formação partidária que decorre em Benguela.

“Nós recusamos o projecto daqueles que colocados no poder transformaram um partido com história numa espécie de empresa em que os seus dirigentes passaram a funcionar como seu conselho de administração, para assim, maximizarem os rendimentos e distribuírem os rendimentos entre si, a sua maior parte, a parte de leão e algumas migalhas para os restantes accionistas”, declarou Pinto de Andrade

“É por isso que perderam a alma e deixaram e o despeito por todos quantos consentiram o suor e lágrima para transformar a pátria oprimida, numa pátria realmente libertada. “

Para o político, em Angola se assiste ao desenvolvimento de um sistema de poder baseado numa nomenclatura petrolífera como a transmutação de um Estado patrimonial em Estado predador.

“O poder está subverter os princípios democráticos. Retomou o percurso do totalitário que interrompeu por forças das circunstâncias e não por uma sincera vontade de mudança.”

“A velha ditadura, está mostrar as suas garras que tinha escondido, mas que não tinha de forma alguma cortado. Isso fica bem visível no modo como se assiste a concentração do poder nas mãos de um só homem como se o poder tivesse sido outorgado por vontade divina.”

Justino Pinto de Andrade falou por outro lado, das exonerações que José Eduardo dos tem efectuado ao seu executivo.

O despejo de dos Santos e o seu executivo foi apontado como uma das prioridades do Bloco Democrático.

“Temos que arrancá-los um a um, e fazer nascer um dia luminoso, símbolo da nossa fé e da nossa esperança. Aos que se pretendem eternizar no poder, muitas vezes utilizando a violência e a fraude, só temos um recado: estamos a nos estruturar e organizar para proporcionar ao nosso povo condições de vida mais digna e justa”, disse.

XS
SM
MD
LG