Links de Acesso

Transportes Ferroviários e Aéreos Regressam a Malanje


Transportes Ferroviários e Aéreos Regressam a Malanje
Transportes Ferroviários e Aéreos Regressam a Malanje

28 Dez 2010 - O governo angolano restaurou a circulação de meios de transporte de massa de e para Malanje, com as reinaugurações dos Caminhos-de-ferro de Luanda e do aeroporto local.

Seiscentos milhões de dólares norte-americanos foram gastos no programa de reabilitação e modernização do eixo ferroviário que retoma o curso normal 18 anos depois, representando uma fase decisiva para o desenvolvimento das 3 províncias, Bengo, Kwanza – Norte e Malanje.

O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomas reafirmou a importância do empreendimento para a economia do país.

A abertura desta linha, ao tráfego de passageiros e mercadorias vem colocar as expectativas de desenvolvimento do espaço inter-urbano, que exerce influencia num patamar bastante elevado, que a partir deste momento a actividade económica tem condições de se poder desenvolver sem constrangimentos e restrições relacionadas com a dinâmica de transporte e da logística", declarou

Adianta que, "as empresas ligadas ao ramo de actividade que requerem grandes disponibilidades de transportes e capacidade de carga, combustíveis, inertes, contentores, materiais de construção têm agora, a alternativa ferroviária para o escoamento dos seus produtos pode tornar-se bastante competitivo economicamente sustentável”.

O titular da pasta dos transportes anunciou a abertura de oportunidades para o investimento privado no sector ferroviário nacional, cuja coexistência deverá ser gerida na perspectiva da geração de vantagens para os potenciais utilizadores.

A empreitada de 215 quilómetros a cargo das empresas chinesas CR -20 e CIMEK – TEC esteve voltada a renovação da linha nos troços Baia/Zenza do Itombe, o Zenza do Itombe/Dondo e Cacuso/Malanje, incluindo a rectificação de rasantes e directrizes da linha, renovação do balastro e a substituição das travessas metálicas e carris de 30kgs por travessas monoblocos de betão e carris de 50 quilogramas.

O início do serviço ferroviário regular está marcado para 13 de Janeiro, com o transporte de passageiros. Até ao primeiro semestre de 2011 os passageiros podem contar com três comboios semanais e no segundo semestre com dois comboios diários.

O governador de Malanje, Boaventura da Silva Cardoso reafirmou na cerimónia, na estação sita no bairro Ritondo, que a chegada dos comboios vai resolver muitos problemas.

“O sistema nevrálgico de vários meios de comunicação intermodal que o governo vem incrementando no país constitui sem sombra de dúvidas uma autêntica mola impulsionadora para o desenvolvimento e consequentemente um verdadeiro antídoto e meio de combate a pobreza e a fome que ainda assolam grande parte das nossas populações", disse o governador.

Terça-feira, o ministro Augusto da Silva Tomas reinaugurou o modernizado aeroporto de Malanje e, equipado com tecnologia de ponta enquadrada num programa que visa modernizar a rede de aeroportos do país e colocá-la ao nível dos restantes países do continente..

Aquela infra-estrutura ocupa uma área de 1.925 metros quadrados, dispõe de ma pista de 2.200 metros de cumprimento, torre de controlo, uma sala de embarque para 168 lugares, contra os 25 anteriores, sala de desembarque, outra executiva, bares, restaurante, 6 balcões de check-in, tapete rolante, espaços para estabelecimentos bancários e WC, entre outros serviços essenciais para um aeroporto moderno.

XS
SM
MD
LG