Links de Acesso

Malanje: Serviços de Emergência Salvam Motorista


Quedas de Kalandula em Malanje

Quedas de Kalandula em Malanje

Quatro destacamentos de socorro urgente estão a ser testados durante a quadra festiva.

24 Dez 2010 - Os Serviços de Emergência Médica de Malanje entraram em funcionamento com o salvamento e evacuação para o Hospital Geral da região, de uma vítima de um acidente de viação registado na estrada nacional 230, na localidade de Canbongo, município de Cacuso.

A taxa de sobrevivência de feridos em acidentes de viação em Angola é geralmemnte baixa devido à insuficiência de equipas de socorro e dificuldades de comunicação, pelo que todos os casos de salvamento são um sinal de progresso.

A unidade de emergência é formada por especialistas dos Serviços de Protecção civil e Bombeiros, agentes da Policia de Ordem Pública, de Viação e Trânsito e enfermeiros, tendo a missão de acudir aos sinistrados, de forma a evitar mortes.

Quatro destacamentos estão a ser postos à prova durante a quadra festiva, segundo o comandante dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Venâncio Eduardo.

“Esta manhã, graças à presença aqui dos nossos homens conseguimos socorrer um cidadão que esteve numa das viaturas que capotou. Graças a nossa intervenção o cidadão foi evacuado e até neste momento nesse preciso momento já está reagir", afirmou.

O comandante dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros considerou críticas as áreas do “Kabatukila no percurso EN 230, depois temos a EN 160 Lombe/Calandula. O destacamento está posicionado na comuna do Cota, na EN 140 é o percurso da cidade de Malanje/Cangandala, também tem um destacamento de emergências medicas”, concluiu.

Uma ambulância, "kits" médicos, acessórios de extinção e salvamento fazem parte do pacote de meios de cada destacamento constituído por 8 indivíduos.

Em média, semanalmente, ocorrem mais de uma dezena de acidentes nas estradas de Malanje, dentro e fora das localidades.

Nesta quadra festiva, os cidadãos contarão com a pronta intervenção dos dispositivos policiais e operativos do Ministério do Interior e das forças auxiliares pertencentes as empresas de segurança.

XS
SM
MD
LG