Links de Acesso

Suspeita de Ébola causa apreensão em Nairobi


Uma micrografia elexctronica revela parte da morofologia ultraestrutural do vírus Ébola.
Uma micrografia elexctronica revela parte da morofologia ultraestrutural do vírus Ébola.

Médicos tomam medidas de precaução. Três pessoas isoladas no hospital de Nairobi,

Suspeita de Ébola causa apreensão

Um suspeito caso de Ébola no Quénia está a levantar algum alarme na capital. Médicos estao a tomar todas as precauções possíveis enquanto tentam confirmar a causa exacta da morte.

A mulher de 29 anos de idade identificada como sendo Gladys Muthoni morreu no taxi quando era transportada de emergência para o Hospital Nacional Kenyata em Nairobi.

O Doutor Masika Wafule disse que a mulher estava a sangrar da boca, nariz e ouvidos, os sintomas característicos do vírus Ébola ou febre hemorrágica.

“Estamos a falar de uma pessoa que trabalha num hotel e estava perfeitamente bem até mais ou menos esta manhã quando súbitamente começou a sangrar de várias partes do corpo," disse o médico .

“Sangrou muito e nós acreditamos ter sido essa a causa da sua morte,”acrescentou

Equipas médicas levaram várias horas a retirar a mulher do taxi devido a receios de poderem expôr mais pessoas à doença altamente contagiosa e mortal.

Três pessoas que acompanhavam a mulher, incluindo o condutor do táxi, foram postos de quarentena no hospital.
O Doutor Wafule não pôde confirmar se a mulher tinha contraído Ébola mas disse que o hospital encarava o caso como um de grande risco para a saúde publica.

“Essa é a razão porque estamos tomar estas precauções. Essa é a razão porque isolámos as pessoas que acompanhavam a paciente que morreu,” diss ele acrescentado que as autoridades médicas estão “a tomar precauções, a fazer todas as anàlises para estabelecer a causa da hemorragia”.

A última epidemia de Ébola na África oriental ocorreu no Uganda em Maio deste ano quando uma rapariga de 12 anos foi infectada no distrito de Luwero no centro do país.

O Quénia impôs então estritas medidas médicas ao longo da fronteira com o Uganda.

A Organização Mundial de Saéde diz que o Ébola, e a doença semelhante do vírus de Marburg, alastra-se através de contacto com sangue infectado. Pode ser também transmitdo através de contacto com animais mortos.

XS
SM
MD
LG