Links de Acesso

Seul Efectua Novas Manobras Militares

  • Paulo Oliveira

Seul Efectua Novas Manobras Militares

Seul Efectua Novas Manobras Militares

A Coreia do Sul está a realizar novas manobras militares em terra e no mar, exercícios que são classificados como de rotina mas que podem aumentar o nível de tensão com a Coreia do Norte.

A Coreia do Sul deu inicio esta quarta feira a três dias de exercícios nas águas ao largo da costa leste, a cerca de uma centena de quilómetros para sul da fronteira marítima.

Park Chang-kwon especialista militar sustenta que as manobras demonstram prontidão ao público sul coreano bem como à liderança norte coreana.

Park sublinha que ao contrário do Mar Amarelo, as águas do leste não se encontram em disputa, por isso este exercício não deve dar a Pyongyang qualquer razão para retaliar, embora o Norte seja imprevisível.

Park acentua que este exercício se destina a preparar a marinha sul coreana contra infiltrações de submarinos.

O exército e a força área sul coreanas vão realizar, amanhã quinta-feira, as maiores manobras de inverno num exercício de fogos reais, a cerca de vinte quilómetros da fronteira norte coreana.

Um porta-voz das forças dos Estados Unidos na Coreia do Sul indicou que as tropas americanas não vão participar no exercício terrestre.

Por outro lado, o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs desmentiu qualquer sugestão sobre o regresso às conversações a seis, indicando que a Coreia do Norte não se encontra remotamente preparada para tais conversações.

Gibbs sublinhou que Pyongyang deve mostrar primeiro através de provas mais do que palavras que irá alterar o que denominou de comportamento beligerante.

XS
SM
MD
LG