Links de Acesso

Guiné-Bissau: Ministra do Interior Demite-se


Malam Bacai Sanhá
Malam Bacai Sanhá

Ministra estava envolvida numa luta sobre responsabilidades com o primeiro-ministro

21 Dezembro 2010 - A ministra do interior da Guiné-Bissau, Satu Camará, demitiu-se pondo fim a um braço de ferro com o primeiro-ministro carlos Gomes Júnior que durava há algum tempo.

Na carta datada de 17 de Dezembro, ou seja, sexta-feira passada, Satu Camara Pinto aponta que a sua demissão visa tão-somente evitar consequências negativas nos esforços conjuntos de estabilidade política e social da Guiné-Bissau. Afirma ainda que, enquanto combatente da liberdade de pátria, não pode fazer parte de problemas, mas sim de solução de governação, tanto assim que decidiu demitir-se para não desafiar a autoridade do Primeiro-ministro.

O pedido de demissão de Satu Camara Pinto das funções da Ministra do Interior, das quais tinha sido suspensa pelo Primeiro-ministro, consequência das nomeações que efectuou, no quadro da nova orgânica do Ministério do Interior, levanta várias questões, tendo em consideração o actual panorama político.

É que o braço-de-ferro era tão evidente, quanto é translúcido a suspeição política entre o Presidente da Republica e o Primeiro-ministro. Alias, neste caso em concreto, os entourages dos dois campos (Presidente da Republica e Primeiro-ministro), ainda se envolvem na conquista de terreno sobre arena política guineense. O caso Satu Camara trouxe a luz à escuridão que invade esta contenda insanável, salvo futuros arranjos, entre Malam Bacai Sanhá e Carlos Gomes, por sinal, ambos da mesma formação política.

Apesar de Carlos Gomes Júnior não se pronunciar ainda sobre o pedido de demissão da Ministra do Interior, para posterior requerimento ao Presidente da Republica, se bem que já a tinha suspensa das funções (uma medida contestada na altura, por alguns analistas da política guineense, de ponto de vista constitucional), o certo é que Satu Camara já partiu e ela representa um peso no seio do PAIGC, onde actualmente existe uma clara corrente interna que visa fazer cair Gomes Júnior, enquanto Presidente do partido.

XS
SM
MD
LG