Links de Acesso

Iraque: Obama formaliza retirada com homenagem a soldados americanos

  • Eduardo Ferro

Iraque: Obama formaliza retirada com homenagem a soldados americanos

Iraque: Obama formaliza retirada com homenagem a soldados americanos

Cerca de 4 mil e 500 soldados americanos e dezenas de milhar de iraquianos morreram durante o conflito.

O presidente Barack Obama deslocou-se hoje a uma base militar americana no estado da Carolina do Norte para agradecer aos elementos das forças armadas americanas que estiveram estacionados no Iraque.

No momento em que os últimos soldados americanos se preparam para sair do Iraque, o presidente Obama agradeceu o seu sacrificio durante os quase 9 anos de intervenção americana naquele país.

Cerca de 4 mil e 500 soldados americanos e dezenas de milhar de iraquianos morreram durante o conflito iniciado com a invasão americana em Março de 2003.

A administração Obama acha que o Iraque está pronto para garantir a sua própria segurança e , embora reconhecendo a possibilidade de alguma violência, a Casa Branca salienta que as probabilidades de conflito têm vindo a diminuir devido ao facto de os principais intervenientes na vida politica do país terem vindo a ultrapassar as suas divergências democráticamente.

Na segunda feira, o primeiro ministro iraquiano Nouri al Maliki foi recebido na Casa Branca tendo apresentado juntamente com o presidente Obama uma vasta agenda para a cooperação pós-guerra.

Na ocasião al Malilki fez também um convite às empresas amerianas para ajudarem a reconstruir o seu país.

Posteriormente num discurso perante a câmara de comércio americana, o líder iraquiano afirmou que não seriam os generais a desempenhar umpapela determinante no futuro do seu país mas sim as empresas e homens de negócios americanos.

XS
SM
MD
LG