Links de Acesso

Novo Teste Rápido Contra a Tuberculose


Novo Teste Rápido Contra a Tuberculose
Novo Teste Rápido Contra a Tuberculose

A Organização Mundial de Saúde apoia um novo teste rápido contra a Tuberculose que sustenta irá revolucionar os cuidados com aquela doença e que tem diagnostico correcto num espaço de dez minutos.

OMS classifica este novo teste como sendo um marco essencial no diagnóstico e tratamento da tuberculose.

Mario Raviglione, o director do departamento especializado, adianta que o novo teste representa uma nova esperança para milhões de pessoas que se encontram em risco elevado de contrair tuberculose e a tuberculose altamente resistente aos medicamentos.

O teste denominado de “enquanto espera pelo resultado” incorpora moderna tecnologia do ADN. A expectoração do paciente é colocada num cartucho, que é colocada num instrumento que mais se parece com uma máquina de fazer café.

Segundo uma das entidades que desenvolveu o teste adianta que o teste é totalmente automático, por isso é fácil e seguro. Ainda segundo a mesma fonte trata-se de um teste que não necessita de ser feito por técnicos especializados de laboratórios, nem necessita de ser enviado para o laboratório para diagnóstico.

A Fundação para a Inovação e os Novos Diagnósticos referiu que a máquina e os cartuchos irão custar nos países em desenvolvimento cerca de 17 mil dólares, e o custo por teste será de 17 dólares, ou seja uma redução de 75 por cento para os países mais afectados pela tuberculose.

A Organização Mundial de Saúde indicou que o teste será introduzido ao mesmo tempo em nações em desenvolvimento e nos países ricos.

XS
SM
MD
LG