Links de Acesso

Moçambique: Guardas de Dhlakama amotinam-se


Moçambique: Guardas de Dhlakama amotinam-se
Moçambique: Guardas de Dhlakama amotinam-se

Presidente da Renamo retido por várias horas pelos seus guardas

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama foi feito refém por algumas horas neste domingo pelos militares da sua guarda pessoal alegadamente por falta de esclarecimentos a volta da conversa que manteve com o Presidente da Republica, Armando Emílio Guebuza, na última quinta-feira.

Para além deste ponto, a nossa reportagem soube que os guardas de Dlhakama vinham já há bastante tempo solicitando um encontro, mas este se declinava em recebe-los, tendo estes tomado a atitude de faze-lo refém.

Tudo terá acontecido quando o líder da RENAMO saíuu para apanhar um banho de sol no pátio da sua residência.

Quando tencionava regressar ao interior foi retido pelos membros da sua segurança, que exigiram esclarecimentos a volta dos assuntos acima referidos.

"Hoje fala de manifestações e amanhã fala de outra coisa e no fim nada é feito. Se ele ganha algum dinheiro com isso, então queremos que divida por igual ", disse um guarda que pediu anonimato temendo represálias

Recorde-se que o líder da Renamo disse à imprensa logo após o encontro com o Presidente da República que "a conversa foi boa e irá produzir bons resultados". Não deu contudo outros pormenores..

Dhlakama disse igualmente disse que brevemente será criada uma comissão envolvendo membros da Renamo e da Frelimo para prosseguir com negociações e diálogos sobre diversas questões políticas, económicas e sociais.

Em Maputo fontes bem informadas disseram que uma das questões abordadas pelo Presidente Guebuza na reunião com Dhlakama teria sido o comportamento da guarda do presidente da Renamo acusada de agredir cidadãos nas deslocações de Dhlakama



XS
SM
MD
LG